Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Destaque + - Imprimir

Imagem do Destaque

Sabe o tamanho dos Seus Pulmões?

no dia 31 de Outubro de 2017

Sabe o tamanho dos Seus Pulmões?

Faça uma espirometria

No âmbito do Dia Mundial da DPOC, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), em parceria com as Farmácias Holon, promovem, durante o mês de novembro e dezembro, espirometrias gratuitas em 138 farmácias. A iniciativa tem como objetivo a deteção precoce de uma doença que afeta 800 mil portugueses.

“A campanha de sensibilização ´Sabe o tamanho dos Seus Pulmões?´ resulta de um compromisso entre a Fundação Portuguesa do Pulmão e as Farmácias Holon, para o desenvolvimento da saúde respiratória em Portugal, ao nível da qualidade, acessibilidade e equidade dos cuidados, diagnóstico e tratamento.

 

É intuito da Fundação desenvolver um programa de formação junto dos doentes respiratórios e seus familiares, bem como junto dos profissionais de saúde.

 

 

 

 

Esta parceria capacita, ainda mais, os farmacêuticos em todo o país a reduzir o hábito tabágico. Iremos trabalhar em conjunto para detetar os casos de DPOC, garantir uma melhor qualidade de vida e gestão da doença respiratória no nosso país”, explica José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

 

As Farmácias Holon e a Fundação Portuguesa do Pulmão defendem a prevenção de uma doença que se anuncia como a 3º causa de morte em 2020. Esta colaboração procura alcançar dois grandes objetivos: a formação dos nossos farmacêuticos e a sensibilização para uma doença que afeta 800 mil portugueses e que, mesmo assim, ainda está subdiagnosticada e subtratada”, refere Mariana Rosa, Coordenadora de Projetos e Serviços das Farmácias Holon.

 

Assinalando o DIA MUNDIAL DA DPOC (15 de novembro), vamos consciencializar a população para a importância da realização da espirometria. É um teste simples, que não dói e que mede a obstrução das vias aéreas e a capacidade respiratória”, conclui Mariana Rosa.

Objetivos da Campanha:

- Capacitação das equipas das farmácias para a disponibilização de um serviço diferenciado e de valor acrescentado;

- Auxiliar na identificação de pessoas em risco de desenvolver DPOC;

- Promover o acesso a espirometrias, como meio de identificação e diagnóstico de pessoas com DPOC;

- Promover a saúde e o bem-estar da pessoa com DPOC.

 

 

 

 

Sobre a DPOC:

Em Portugal existem cerca de 1,5 milhões de pessoas com doenças respiratórias, das quais 800 mil com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. A DPOC é uma doença que se manifesta pela falta de ar, dispneia crónica e progressiva, tosse crónica e produção de expetoração e é causada pela destruição irreversível do tecido pulmonar. O tabaco é um dos principais fatores de risco, sendo responsável por cerca de 90% dos casos em Portugal.

 

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não