Página inicial Noticias Agenda Biblioteca Directório Forum Contactos
[Logotipo Portal do Cidadão com Deficiência]
Notícias

Noticia  
Os benefícios do chocolate preto e amargo

Imagem
 Imagem
O chocolate preto e amargo deve integrar a nossa dieta, pois previne a ocorrência de eventos cardiovasculares.

Nos últimos anos, muitos têm sido os estudos e notícias dando conta dos benefícios do chocolate preto e amargo. Este é um alimento, de facto, bastante nutritivo com a capacidade de prevenir a ocorrência de eventos cardiovasculares, nomeadamente enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, nos indivíduos com síndrome metabólica, de acordo com um estudo publicado no "British Medical Journal" e citado pelo Medical News Today. Quando consumido moderadamente, o chocolate preto e amargo traz benefícios consideráveis devido aos seus efeitos no metabolismo do açúcar e no controle da pressão sanguínea. Estes efeitos são atribuídos a uma substância antioxidante, um flavonóide. Vale a pena destacar que o chocolate branco e os que têm adição de leite não trazem os mesmos benefícios, uma vez que o leite inibe tanto a absorção de flavonóides, quanto a ação antioxidante.
Do mesmo modo não se recomenda o consumo regular de chocolates de leite ou brancos recheados com bolachas, frutas, cremes, licores, etc. Podem ser chocolates deliciosos, mas o açúcar e gorduras, acrescentados na confeção desses chocolates, poderão ser deveras nefastos para a saúde.
Para além do seu alto teor em vitaminas, o chocolate, em especial o preto, é rico em hidratos de carbono e lípidos, o que lhe confere uma elevada densidade calórica. Apresenta também proteína, cálcio, e minerais, como o potássio, magnésio, ferro e flúor. Há ainda a registar o seu conteúdo em fibra, que desencadeia um efeito saciante, o que ajuda a reduzir o apetite.
As gorduras e os açúcares naturais presentes no chocolate preto fazem dele um alimento de alta densaidade energética. Graças a isso, o chocolate auxilia na manutenção do fluxo de energia do corpo e melhora tanto a agilidade mental quanto a capacidade de aprendizagem. O excesso na ingestão de chocolate pode trazer consequências graves, como a obesidade e outros males associados a ela. Este alimento, inclusive, não é indicado para pessoas que já tenham índices de colesterol alto, problemas vasculares e de pressão alta. O consumo demasiado é até capaz de provocar reações alérgicas, irritações na pele, diarreia e rinite. Tal como os alimentos, a moderação é o ideal. Assim, recomenda-se o consumo de uma porção pequena de chocolate preto e amargo por dia.


Fonte:Açoriano Oriental

[Fim de Notícia]



Catarina Guimarães, Nuno Pavão Nunes e Rita Castanho
Notícias » Actualidade
13 / 06 / 2012  -  16 : 22

imprimir esta notícia
mais noticias
Utilização dos dispositivos móveis na prática clínica | 23 / 05 / 2013  -  16 : 01
PALÁCIO DO FREIXO, PORTO | 31 de MAIO | 23 / 05 / 2013  -  15 : 58
Dieta | 23 / 05 / 2013  -  15 : 54
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa | 22 / 05 / 2013  -  16 : 25
Posto "travão" à proliferação de células cancerígenas | 22 / 05 / 2013  -  14 : 22
EDUCAR para prevenir | 21 / 05 / 2013  -  17 : 00
Manhã saudável alerta para as doenças da tiróide | 21 / 05 / 2013  -  16 : 56
Hospitalcuf porto promove iniciativa a 25 de Maio | 21 / 05 / 2013  -  16 : 53
Noite de Fados | 17 / 05 / 2013  -  15 : 23
Quantidade e qualidade aumentam | 17 / 05 / 2013  -  14 : 19
  Categorias
Actualidade
Desporto
Destaque
Educação
Emprego
Eventos
Internacional
Regionais
Saúde
TEK

Inquérito
31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco. É fumador?
» Sim

» Não


0 votos.
0 comentários


logotipo da Agência de noticias Lusa

 

[Logotipo APD] [Logotipo Fundação PT]
[Logotipo Portal do Cidadão com Deficiência]
© 2002 - Portal do Cidadão com Deficiência. Todos os direitos reservados.