Página inicial Noticias Agenda Biblioteca Directório Forum Contactos
[Logotipo Portal do Cidadão com Deficiência]
Notícias

Noticia  
Doença de Alzheimer: cocktail de nutrientes melhora memória

Imagem
 Imagem
Estudos anteriores realizados em animais demonstraram que a ingestão desta mistura, conhecida por Souvenaid, aumentava a formação de sinapses e consequentemente a função cerebral.

Beber diariamente um cocktail de nutrientes pode melhorar a memória dos pacientes com Alzheimer em estádio inicial, suegere um estudo publicado no "Journal of Alzheimer's Disease".
Os pacientes com Alzheimer perdem gradualmente as sinapses o que conduz à perda de memória e a outros distúrbios cognitivos. "Queremos aumentar o número de sinapses, não retardando a sua degradação mas sim aumentando a sua produção", revelou, em comunicado de imprensa, o investigador do MIT, Richard Wurtman.
Assim, de forma a aumentar o número de sinapses, o investigador criou uma bebida composta por três compostos dietéticos naturais: colina, uridina e um tipo de ácido gordo ómega-3, o ácido docosa-hexaenóico (DHA). A colina pode ser encontrada na carne, nozes e ovos, os ácidos gordos ómega-3 estão presentes em vários alimentos, como peixes, ovos e linhaça. Por último, a uridina é produzida pelo fígado e rim, estando presente em alguns alimentos.
Os investigadores explicam que estes nutrientes são percursores de moléculas lipídicas que, conjuntamente com proteínas específicas, formam as membranas das células cerebrais que formam as sinapses. Para ser eficaz, os três percursores têm de ser administrados conuntamente.
Estudos anteriores realizados em animais demonstraram que a ingestão desta mistura, conhecida por Souvenaid, aumentava a formação de sinapses e consequentemente a função cerebral. Neste estudo liderado por Philip Scheltens da University Medical Center, na Holanda, foram acompanhados 259 indivíduos com Alzheimer. Os investigadores administraram diariamente e ao longo de seis meses Souvenaid ou um placebo. Foi verificado que durante os três primeiros meses, os dois grupos de participantes apresentaram melhorias na memória verbal. Contudo, enquanto a memória dos participantes do grupo de controlo começou a deteriorar-se ao fim deste período, a dos pacientes que tinham ingerido o Souvenaid continuou a apresentar melhorias.
Ao longo do estudo os investigdores verificaram, através da utilização de um eletroencefalograma, que os cérebros dos participantes que tinham ingerido Souvenaid alteraram o seu padrão típico de demência para um padrão com características mais normais. Como os padrões cerebrais obtidos por eletroencefalograma refletem a atividade cerebral sináptica, segundo os autores do estudo esta função melhorou com o tratamento.
Este produto irá ser alvo de estudo durante dois anos. Caso se obtenham resultados positivos, os pacientes com os primeiros sinais da doença de Alzheimer poderão beneficiar deste tratamento antes dos sintomas aparecerem, de acordo com Richard Wurtman.



Fonte:Correio dos Açores

[Fim de Notícia]



Alert
Notícias » Actualidade
16 / 07 / 2012  -  09 : 52

imprimir esta notícia
mais noticias
EDUCAR para prevenir | 21 / 05 / 2013  -  17 : 00
Manhã saudável alerta para as doenças da tiróide | 21 / 05 / 2013  -  16 : 56
Hospitalcuf porto promove iniciativa a 25 de Maio | 21 / 05 / 2013  -  16 : 53
Noite de Fados | 17 / 05 / 2013  -  15 : 23
Quantidade e qualidade aumentam | 17 / 05 / 2013  -  14 : 19
31 de maio, Dia Mundial do Não Fumador | 16 / 05 / 2013  -  15 : 21
Simpósio “O Compromisso com a EM” | 16 / 05 / 2013  -  14 : 46
Semana Digestiva 2013 | 16 / 05 / 2013  -  14 : 42
Oncologistas portugueses recebem formação sobre a patologia | 15 / 05 / 2013  -  16 : 48
Dor crónica afeta 3 milhões de portugueses | 15 / 05 / 2013  -  16 : 46
  Categorias
Actualidade
Desporto
Destaque
Educação
Emprego
Eventos
Internacional
Regionais
Saúde
TEK

Inquérito
31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco. É fumador?
» Sim

» Não


0 votos.
0 comentários


logotipo da Agência de noticias Lusa

 

[Logotipo APD] [Logotipo Fundação PT]
[Logotipo Portal do Cidadão com Deficiência]
© 2002 - Portal do Cidadão com Deficiência. Todos os direitos reservados.