Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » A 26 de julho comemora-se o Dia Mundial dos Avós
Imagem da Noticia

A 26 de julho comemora-se o Dia Mundial dos Avós

no dia 11 de Julho de 2013

Uma pesquisa, liderada por um grupo de investigadores norte-americanos, concluiu que a cafeína tem um efeito preventivo no combate à Doença de Parkinson. O estudo que contou com uma amostra de 317 indivíduos, 197 homens e 120 mulheres, apurou que o consumo de cafeína está proporcionalmente associado à redução do risco de Parkinson. A associação registada é robusta, especialmente nos homens.

 

“Apesar de existirem muitas doenças sem tratamento eficaz, algumas podem ser evitadas se regermos o nosso dia-a-dia por hábitos de vida saudáveis, em todas as idades. Beber 3 a 4 cafés por dia é um deles. Cada vez mais é preciso apostar na prevenção, e a cafeína, uma das substâncias mais estudadas em todo o mundo, tem vindo a provar ser capaz de desempenhar um papel preventivo, no que à saúde diz respeito. Neste caso, a cafeína assume um papel preventivo em relação ao aparecimento da Doença de Parkinson, uma patologia que afeta principalmente a população mais sénior”, afirma Prof. Rodrigo Cunha, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

 

A Doença de Parkinson, uma patologia de evolução lenta e progressiva, é considerada uma das "doenças do movimento". Caracteriza-se pela perda de um mensageiro químico produzido no cérebro, essencial no controlo de movimentos como: andar, falar, vestir ou escrever, apresentando uma maior prevalência na população com idade superior a 55 anos. 

 

Segundo os dados dos últimos Censos, Portugal tem sofrido um grande aumento da população sénior: 19% dos portugueses pertence ao grupo dos mais idosos, com 65 ou mais anos de idade. Deste grupo estima-se que 2% – cerca de 200 mil portugueses – sejam doentes de Parkinson.

 

Neste Dia Mundial dos Avós – dia 26 de julho – é importante lembrar que para a prevenção de doenças crónicas e degenerativas como o Parkinson existem soluções tão simples como beber café. Ao beber entre 3 a 4 cafés por dia, a faixa etária com maior expressão em Portugal pode estar zelar pela sua qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não