Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » 20 de Outubro, na Pala do Pavilhão de Portugal, em Lisboa
Imagem da Noticia

20 de Outubro, na Pala do Pavilhão de Portugal, em Lisboa

no dia 15 de Outubro de 2013

Várias centenas de  cidadãos com Paralisia Cerebral, vindos de todo o país, vão reunir-se em Lisboa no próximo dia 20 de Outubro, domingo, para assinalar, pela primeira vez em Portugal, o Dia da Paralisia Cerebral (PC). Esta iniciativa, promovida pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), pretende alertar e sensibilizar a população para esta condição de saúde, que restringe gravemente a mobilidade dos doentes e que afeta mais de 20 mil cidadãos portugueses.

De acordo com a neurologista pediátrica Eulália Calado, presidente da FAPPC, “com este grande Encontro Nacional pretendemos transmitir à sociedade portuguesa que existem dezenas de milhares de pessoas envolvidas na causa da PC; que as nossas Associações, distribuídas por todo o continente e ilhas, desenvolvem um trabalho de excelência; que temos uma das melhores redes familiares a nível mundial, fator que devemos preservar com todo o tipo de apoios; e que as crianças, jovens e adultos com PC têm pleno direito a uma vida digna, segura e feliz no seu país”

Sob o mote “Vamos invadir a Cidade”, a partir das 11 horas, centenas de doentes vão-se deslocar até Lisboa para partilha de experiências e mostra das atividades das 17 Associações Portuguesas de PC. 

PROGRAMA (programa completo em anexo)

  • 11h20 às 12h30 - Demonstração de atividades artísticas e desportivas (Boccia e Tricicleta)
    12h30 às 13h00 - Apresentação pelos CTT do Carimbo Comemorativo com o apoio da Presidente e do Secretário da Direção
    13h00 às 14h30 - Piquenique da Paralisia Cerebral - Aberto a toda a comunidade
    14h30 às 15h30 – “Contraste” - Espetáculo de Dança Inclusiva da CIM, com utentes do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e das associações de paralisia cerebral do Porto e Coimbra.
    15h30 às 16h00 - Encerramento da comemoração pela Presidente e anúncio do local de Comemoração do Dia da Paralisia Cerebral em 2013 

As Associações e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, terão ao seu dispor um espaço para a exposição de trabalhos, elaborados nos Centros de Atividades Ocupacionais, e para a apresentação de vídeos sobre atividades desenvolvidas. Utentes deste centro da Santa Casa e das associações de paralisia cerebral do Porto e Coimbra integram também o corpo de bailado do espetáculo “Contraste”, promovido pela Companhia Integrada Multidisciplinar (CIM), que, através da dança, procura ultrapassar as barreiras do corpo.

A CIM ainda apresentará uma exposição fotográfica e documental sobre o trabalho e evolução dos intérpretes com deficiência ao longo de 7 anos de criação.
Durante os intervalos e durante o piquenique será disponibilizado o microfone para leitura de poesia.

A paralisia cerebral é a deficiência motora mais comum na infância e provoca limitações na atividade e participação. Estima-se que em Portugal existam mais de 20.000 pessoas com paralisia cerebral.

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral tem cobertura nacional, no território continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, através da representação de 17 Associações. Para mais informações consulte: http://www.fappc.pt/

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não