Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Na vanguarda da tecnologia
Imagem da Noticia

Na vanguarda da tecnologia

no dia 13 de Dezembro de 2013

O hospitalcuf infante santo realizou duas intervenções cirúrgicas transmitidas pela primeira vez em Portugal em directo para estudantes e profissionais de saúde através do dispositivo Google Glass. A iniciativa, pioneira em Portugal, foi acompanhada em hospitais, faculdades e escolas de saúde por médicos especialistas, professores, estudantes e demais profissionais de saúde de todo o país.

Google Glass é um dispositivo tecnológico que permite, entre outras funcionalidades, a transmissão de imagem e som em tempo real através da internet. Os estudantes e os profissionais de saúde tiveram, assim, a possibilidade de assistir às intervenções cirúrgicas de uma perspectiva privilegiada e com todo o pormenor, como se estivessem no lugar do cirurgião.

“A utilização destas tecnologias permite que a cirurgia possa ser objeto de aprendizagem, discussão e divulgação em tempo real, representando, por isso, uma inovação importante no campo da medicina”, refere João Paço, director clínico do hospitalcuf infante santo.

As intervenções cirúrgicas consistiram num implante coclear - realizado pelos especialistas João Paço, e Hugo Estibeiro médico especialista em otorrinolaringologia - e numa videotoracoscopia - realizada por António Pinto Marques, coordenador de Cirurgia Torácica do hospitalcuf infante santo, e Fernando Martelo, médico especialista em cirurgia torácica, ambos elementos nucleares da Unidade do Pulmão do hospitalcuf infante santo.

O hospitalcuf infante santo é líder nas cirurgias de implante coclear, um dispositivo médico que confere audição a surdos profundos. O centro de Otorrinolaringologia integra médicos altamente especializados e o seu coordenador, João Paço, assegura a regência da cadeira da especialidade na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

A Unidade do Pulmão do hospitalcuf infante santo integra as especialidades de Pneumologia e Cirurgia Torácica, é a mais bem equipada de todas as unidades privadas do país, e tem um quadro médico altamente especializado, que aborda o doente numa perspectiva multidisciplinar, com o envolvimento das várias unidades de diagnóstico e tratamento disponíveis no Hospital, nomeadamente a Imagiologia, Oncologia, Cardiologia, Medicina Intensiva, Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação.

 O hospitalcuf infante santo é uma unidade de referência na prestação de cuidados de saúde em Portugal. Sendo um hospital com um corpo clínico de excelência, é também uma unidade de referência pelo perfil de inovação, sendo pioneiro na adopção das novas tecnologias em saúde e tendo um papel crescente no ensino da Medicina, nomeadamente através da formação de internos e da regência de cadeiras universitárias do Curso de Medicina.

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não