Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » "Casa Longe de Casa"
Imagem da Noticia

"Casa Longe de Casa"

no dia 24 de Janeiro de 2014

A Casa Ronald McDonald do Porto acolheu, no início desta semana, as primeiras famílias provenientes dos distritos de Lisboa, Viseu, Braga e do arquipélago da Madeira. A partir deste momento, sem qualquer custo, esta será a “casa longe de casa” destas e de muitas outras famílias enquanto acompanham os filhos que estão em tratamento no Centro Hospitalar de S. João ou no IPO do Porto.

 

A Casa Ronald McDonald do Porto funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia, e está preparada para receber, em simultâneo, doze famílias, tendo a sua arquitetura sido baseada numa intervenção dirigida às famílias com crianças doentes. Trata-se de uma residência temporária onde os membros das famílias podem, gratuitamente, dormir, comer, tratar das suas roupas, descansar e encontrar apoio noutras famílias que vivem situações semelhantes. As famílias são referenciadas para a Casa Ronald McDonald pelo Centro Hospitalar de S. João e pelo IPO do Porto, sendo o encaminhamento centralizado na Unidade de Ação Social do Serviço de Humanização do Centro Hospitalar de S. João.

 

Esta é a segunda Casa Ronald McDonald da Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) em Portugal, estando a primeira a funcionar em Lisboa desde 2008, junto ao Hospital D. Estefânia. Desde a sua abertura esta Casa já acolheu mais de 730 famílias provenientes de todos os distritos do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

 

A Casa Ronald McDonald do Porto foi inaugurada no dia 20 de novembro de 2013. Para a sua construção e equipamento, a FIRM contou com os donativos que tem vindo a angariar junto de pessoas singulares e coletivas. A FIRM foi fundada no ano 2000 pela Sistemas McDonald’s® Portugal e conta com o apoio desta, dos franquiados da McDonald’s e de muitas outras empresas e instituições para além da própria sociedade civil, que ajudam a Fundação a prosseguir com os seus objetivos. O projeto da nova Casa Ronald McDonald é da autoria do atelier “Serralvarez Arquitectos”, que foi também responsável pelo projeto da Casa Ronald McDonald de Lisboa.

Declarações João de Sá Nogueira, Diretor Executivo e Administrador da Fundação Infantil Ronald McDonald:

 

“Com a entrada das primeiras famílias na Casa Ronald McDonald Porto, a segunda em Portugal, esta cumpre a sua missão: ser a “casa longe de casa” para as famílias mais necessitadas que, vindas de longe, procuram, no maior hospital pediátrico do norte do país, cuidados de saúde para as suas crianças.

 

Contámos com o apoio de muitas entidades, instituições e pessoas, para que esta Casa pudesse ganhar vida. O apoio incondicional do Centro Hospitalar de S. João foi também fundamental para a concretização deste projeto. Neste momento de grande emoção, o nosso agradecimento vai para todos quantos nos ajudaram, e continuam a ajudar.”

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não