Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Estudo
Imagem da Noticia

Estudo

no dia 11 de Abril de 2014

A osteoartrite é uma doença degenerativa comum que provoca dor e inflamação nas articulações das mãos, ancas ou joelhos. Apesar de a evidência médica sugerir que a obesidade, os  danos nas articulações e aprática repetida de alguns desportos serem considerados fatores de risco da incidência da osteoartrite do joelho, os riscos associados com a progressãp da doença ainda não estão perfeitamente estabelecidos.

"O consumo de leite desempenha um papel importante na saúde óssea. este é o maior estudo sobre o impacto do consumo de produtos lácteos na progressão da osteoartrite do joelho", revelou, em comunicado de impresa, o líder do estudo, Bing Lu.

Neste estudo od investigadores do Hospital Brigham & Women, nos EUA, contaram com a participação de 2.148 indivíduos com osteoartrite do joelho,  dos quais 888 eram homens e 1.260 mulheres. No início do estudo foram  recolhidos os hábitos alimentares dos pacientes e medida, através de um raio-x, a altura do espaço articular. OPs pacientes foram avaliados ao fim de 12, 24, 36 e 48 meses.

Os investigadores dividiram os pacientes em função da quantidade de leite ingerido, tendo formado quatro grupos: nenhum consumo, menos de três copos, quatro a seis copos, e mais de sete copos. Os cientistas apuraram que á medida que o consumo de leite aumenta, a altura do espaço articular nas mulheres diminui 0.38 mm. 0.29 mm, 0.29, e 0.26 mm, respectivamente. Estes resultados mantiveram-se inalterados mesmo após os investigadores terem tido em conta a serevidade da doença, índice de massa corporal e fatores dietéticos.Por outro lado, não foi encontrada nenhuma associação entre o consumo de  leite e a diminuição do altura do espaço articular no caso dos homens.

"Com o envelhecimento da população e o aumento da esperança de vida, há uma necessidade urgente de encontrar métodos eficazes para o controlo da osteoartrite. Este estudo demostrou, pela primeira vez, que o aumento do consumo de leite sem ou com baixo teor de gordura pode abrandar a progessão de osteoartrite nas mulheres, as quais são particularmente afectadas pela osteoartrite do joelho, aqual pode conduzir à incapacidade funcional", comentaram os investigadoresShivani Sahni e Robert McLean que não fizeram parte do estudo

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não