Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção
Imagem da Noticia

Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção

no dia 11 de Junho de 2014

Uma equipa multidisciplinar de pediatras, neuropediatras, pedopsiquiatras, psicólogos e outros técnicos com intervenções distintas nas crianças, coordenada pela Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas, lança a 11 de junho, um livro essencial para pais e professores sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

Apesar dos conhecimentos científicos atuais, há ainda muitas pessoas, nomeadamente professores e pais, que continuam a entender as dificuldades comportamentais das crianças com PHDA como meras faltas de educação. No entanto, a PHDA atinge 5 a 8 por cento das crianças em idade escolar, o que significa que existem mais de 80 mil casos em Portugal.

A obra, editada pela Verso de Kapa, revisita a história da PHDA permitindo identificar as suas causas, as diversas apresentações clínicas, modos e critérios de diagnóstico, evidencia as implicações na vida quotidiana dos envolvidos e apresenta estratégias práticas, possíveis intervenções no comportamento e terapêuticas. São ainda abordados os diferentes problemas associados à PHDA, bem como a sua evolução, além de testemunhos de pais e crianças, que possibilitam uma visão abrangente desta perturbação.

Para Ana Serrão Neto, pediatra e coordenadora da equipa responsável por este livro e pela Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas “esta é uma oportunidade de fazer a diferença na vida das crianças, que são o futuro da sociedade. Sabemos que as crianças com PHDA podem ser bem-sucedidas e serem adultos realizados. Para tal, basta que tenham um acompanhamento adequado e individualizado e se puderem usufruir de intervenção multimodal e pluridisciplinar, estas crianças podem modificar substancialmente o seu comportamento”.

Para responder a estes e outros desafios, o livro “Hiperatividade e Défice de Atenção” tem lançamento marcado para o dia 11 de junho, às 18h30, no El Corte Inglês, numa sessão que conta com a presença dos autores e com Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Teresa Bandeira.

Ver booktrailer em: http://youtu.be/0p2T9_6qcCM

 Informações complementares sobre a PHDA: http://www.clubephda.pt/

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não