Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Associação comemora 24 anos de luta contra a dor
Imagem da Noticia

Associação comemora 24 anos de luta contra a dor

no dia 03 de Junho de 2015

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), no âmbito das comemorações do seu 24º aniversário, irá realizar um evento denominado de “Desafios na dor neuropática – Da prática à teoria”, com um conjunto de palestras sobre este tipo de dor crónica. A iniciativa, destinada a profissionais de saúde, terá lugar, nos dias 5 e 6 de junho, no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, na Península de Troia.

A dor crónica afeta 30 por cento da população portuguesa. A prevalência da dor neuropática é de 7 a 8 por cento destes doentes.

“Esta é caraterizada por sintomas desagradáveis, descritos pelo doente como um choque elétrico, fisgada ou tiro, ardor ou queimadura, dormência ou formigueiro, como o “pisar vidros”, podendo surgir como resposta a um leve toque ou pressão na zona lesada”, explica Duarte Correia, presidente da APED.

E acrescenta: “Acreditamos que um melhor conhecimento desta patologia implicará um melhor tratamento e consequente maior qualidade de vida para os doentes. Apesar do panorama nacional no diagnóstico e tratamento da dor ter melhorado significativamente, é necessário continuar a promover a acessibilidade dos utentes, estabelecer uma rede de referenciação para a medicina da dor, aumentar o número de Unidades de Tratamento da dor, providas de recursos humanos e materiais adequados, e apostar na formação dos profissionais de saúde nesta área.”

As inscrições para as palestras têm número limitado e deverão ser realizadas através do email: cidaliampacheco@veranatura.pt.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor. Para mais informações consulte www.aped-dor.com.

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não