Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Projeto inovador da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa
Imagem da Noticia

Projeto inovador da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

no dia 18 de Maio de 2017

A Casa do Tejo, no Restelo, em Lisboa, é um projeto da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), que tem como objetivo proporcionar uma semana de férias a famílias com crianças e jovens com deficiência, garantindo todos os apoios e cuidados de saúde necessários.

 

Durante o período de férias, além de desfrutar do espaço, a família pode ainda usufruir de um programa turístico criado especialmente para o efeito, enquanto a criança/ jovem fica ao cuidado de uma equipa de enfermagem ou outra (constituída de acordo com as necessidades), que presta todos os cuidados necessários na ausência do(s) cuidadore(s).

 

“A maioria dos pais de um filho com deficiência, dada a logística que as férias envolvem e os cuidados de que este membro da família necessita, 24 horas por dia, acaba por nunca ir de férias. Muitas famílias nunca passaram férias nem experienciaram um período fora de casa”, revela Ivone Silva, diretora geral da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

 

E acrescenta: “A Casa do Tejo permite a estas famílias desfrutarem de um período de férias, fora de casa, com todos os benefícios que isso lhes traz e sem descurar os cuidados diários da criança/ jovem com deficiência”.

 

A Casa do Tejo tem capacidade para receber várias famílias em simultâneo, o que para Ivone Silva, é “um dos principais objetivos”. “Para estas famílias, a partilha de sentimentos e experiências com outras que sabem o que estão a passar é muito importante”, adianta.

 

Sobre a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) foi fundada a 26 de Julho de 1960, tendo sido a primeira Associação nacional constituída por pais e técnicos para pessoas com deficiência. A missão da APCL é defender os Direitos das Pessoas com Deficiência; apoiar e proporcionar tranquilidade às pessoas com paralisia cerebral e com outras patologias neurológicas e às suas famílias, através do desenvolvimento máximo das suas capacidades, visando a concretização dos seus projectos de vida e o pleno exercício da cidadania. A APCL disponibiliza, cria e promove serviços com vista à melhoria das capacidades e qualidade de vida dos doentes.

 

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não