Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Jovens com Diabetes organizam Torneio de Futsal em Santarém
Imagem da Noticia

Jovens com Diabetes organizam Torneio de Futsal em Santarém

no dia 18 de Maio de 2017

A equipa DiabPT United, da qual fazem parte membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e do, irá participar no torneio de futsal no dia 20 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, no Pavilhão da Escola Prática de Cavalaria (Praça do Município de Santarém).

Com o apoio da Diabetes Str, o torneio tem como objetivo a preparação da equipa DiabPT United para a representação portuguesa no Campeonato Europeu de Futsal para pessoas com Diabetes (DiaEuro 2017). Em campo vão competir quatro equipas: DiabPT United, Cruz de Cristo Futebol Clube, GDB/Serviroad e Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio.

Bruno Fuzeiro, treinador da equipa DiabPT United refere: “com este torneio pretendemos mostrar que a diabetes é uma realidade comum e que qualquer pessoa que a tenha pode e deve praticar desporto com regularidade. Estamos muito confiantes para o Campeonato Europeu de Futsal e com grandes expectativas para o resultado deste ano”.

Para Alexandre Silva, responsável pela Diabetes Str: “iniciativas como esta são importantes, não só, para juntar e dinamizar as equipas de Santarém, como também para desmistificar a diabetes e as suas consequências. Temos todos os ingredientes para um dia bem passado e de apoio à equipa que representará o nosso país além fronteiras”.

A DiabPT United irá participar no Campeonato Europeu de Futsal de Pessoas com Diabetes – DiaEuro 2017, a decorrer em Bucareste de 16 a 23 de Julho. Saiba mais informações e acompanhe a equipa em www.facebook.com/diabptunited.

 

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis e sedentarismo, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal  13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

 

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil pessoas com diabetes inscritas, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. O Núcleo Jovem da APDP (NJA) foi criado em 2012 e visa fomentar o espírito de entreajuda e promover a intervenção dos jovens na sua qualidade de vida. Para mais informações sobre a APDP, consultar: www.apdp.pt ou https://www.facebook.com/NucleoJovemApdp

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não