Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » À conquista do Mullacén: Ter diabetes com a(l)titude
Imagem da Noticia

À conquista do Mullacén: Ter diabetes com a(l)titude

no dia 12 de Junho de 2017

É a mais alta montanha da Península Ibérica, mas os seus 3.478 metros de altitude não assustam o grupo de 25 pessoas, das quais 16 pessoas com diabetes tipo 1, que se preparam para a ‘conquistar’ e passar a “ter diabetes com a(l)titude”. A expedição a Mullacén, que se situa na Serra Nevada, em Espanha e é uma iniciativa do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), realiza-se entre os dias 15 e 18 de junho como prova que a diabetes não tem que ser um obstáculo à concretização de um sonho. Este desafio mais radical faz todo o sentido como ação de sensibilização sobre a diabetes tipo 1, que em Portugal atinge mais de 3300 crianças e jovens até aos 19 anos.

A escalada ao Mullacén reúne 16 pessoas com diabetes tipo 1, com idades entre os 16 e os 46 anos, três familiares, dois profissionais de saúde da APDP, dois jornalistas e dois guias da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Juntos, partem com destino ao cume do Mullacén, numa verdadeira aventura que tem um grande objetivo.

“O que estamos a fazer vai motivar as pessoas com diabetes a compreenderem que é possível ter uma vida normal desde que a diabetes seja bem compensada e que cada pessoa saiba adequar o seu tratamento a qualquer situação. Acreditamos que podemos realizar os nossos sonhos com dedicação, força e apoio da família, dos profissionais de saúde e dos nossos pares, pois a partilha de experiências entre pessoas com a mesma doença é fundamental e ajuda-nos a adaptarmo-nos e a ter uma vida melhor e mais feliz”, explica Alexandra Costa, coordenadora do Núcleo Jovem da APDP.

“O truque é”, acrescenta, “aceitar a diabetes nas nossas vidas e geri-la da melhor maneira possível, sem que nos impeça de fazer o que mais gostamos, mas tendo em conta os devidos cuidados para o seu controlo diário. O que por si só já é um desafio, equivalente ao desafio de subir uma montanha”.

Mostrar como é possível controlar a diabetes tipo 1 e adaptar o controlo ao esforço de subir uma montanha, que implica exercício físico intenso e gestão de alimentação adequada, está subjacente à realização desta atividade que, ao mesmo tempo, coloca ênfase no papel dos familiares de quem tem esta doença, assim como no dos profissionais de saúde, que ajudam “a tomar decisões face ao risco de uma atividade física intensa”, ao mesmo tempo que dão “ferramentas para gestão do controlo, fomentando o acesso às melhores condições de saúde de cada pessoa”. Tudo isto sob a alçada da APDP, que ajuda a promover este tipo de encontros educativos entre as pessoas com diabetes, seus familiares e amigos.

Sobre a Diabetes

De acordo com os dados do Observatório Nacional da Diabetes, em 2015 contaram-se cerca de 168 novos casos diários da doença que, na faixa etária dos 20 aos 79 anos, já afeta mais de um milhão de pessoas no nosso país. Alerta-se para o facto de cerca de metade das pessoas com diabetes tipo 2 não estarem diagnosticadas. No mundo, estima-se a existência de 415 milhões de pessoas com diabetes, valor que, se não se apostar na prevenção da diabetes tipo 2, em 2040 subirá para 642 milhões.

Sobre o Núcleo Jovem da APDP

O Núcleo Jovem da APDP destina-se a crianças, jovens, e jovens adultos com diabetes e surge com o intuito de proporcionar a participação de todos e a partilha de experiências da doença. Tem como objetivo a realização de diversas atividades que promovam a partilha de experiências entre pares, com vista à educação e integração social e comunitária das pessoas com diabetes, no âmbito da missão da APDP, a associação de diabetes mais antiga do mundo.

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não