Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » AJDP organiza Colónia de Férias de Verão para Jovens com Diabetes
Imagem da Noticia

AJDP organiza Colónia de Férias de Verão para Jovens com Diabetes

no dia 21 de Julho de 2017

Neste Verão, os jovens com diabetes terão uma semana recheada de actividade física proporcionada pela AJDP. Entre desportos radicais, caminhadas, jogos de equipa e sessões de esclarecimento, cerca de 25 jovens aprenderão que a diabetes não é uma limitação para uma vida saudável e divertida. Tudo isto com uma forte componente de espírito de equipa e desenvolvimento de capacidades sociais, já característico desta colónia de férias.

 

Paula Klose, presidente da AJDP, refere que “esta colónia visa ajudar os jovens a conviver da melhor forma com a diabetes e mostrar que a doença não impossibilita nem condiciona a vida, se for bem controlada. A AJDP orgulha-se de poder ajudar os jovens a ultrapassar os seus obstáculos, promovendo o espírito de equipa e a reflexão de estilos de vida saudáveis ”.

 

Durante a semana, os jovens serão acompanhados por monitores experientes, muitos deles participantes das primeiras edições da colónia, assim como por uma equipa médica, constituída por pessoas com diabetes tipo 1.

 

Para qualquer informação adicional sobre a colónia de férias ou sobre a AJDP, entre em contacto através do e-mail ajdp@ajdp.org.

A diabetes

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal  13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

 

 

 

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos

 

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não