Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Dia Mundial das Hepatites SOS
Imagem da Noticia

Dia Mundial das Hepatites SOS

no dia 27 de Julho de 2017

Como forma de assinalar o Dia Mundial das Hepatites (28 de julho), a SOS Hepatites vai estar na Praia do Tamariz em Cascais, para informar e sensibilizar a população sobre as doenças do fígado e também para encorajar na prevenção, no rastreio, no diagnóstico e no tratamento.Com o tema “Fígado Gordo, Cirrose e Cancro do Fígado” este ano a SOS Hepatites pretende chamar a atenção para a prevenção destas três patologias do fígado que são consideradas, pelos hepatologistas nacionais, problemas graves de saúde pública.

A SOS Hepatites conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais para as comemorações do Dia Mundial das Hepatites.Aula de ginástica (pelo Central Fitness Health Club Cascais) e passagem de modelos da estilista Mafalda Leitão vão decorrer ao longo do dia, bem como aconselhamento sobre as doenças do fígado por profissionais de saúde ligados ao setor.

A SOS Hepatites vai igualmente distribuir material de apoio sobre o fígado, prevendo-se que o dia termine com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Presidente da SOS Hepatites, Emília Rodrigues e o gastroenterologista e Presidente do Conselho científico da SOS Hepatites, Rui Tato Marinho, entre outras individualidades.

PROGRAMA PROVISÓRIO

10h30 – Distribuição de material junto da população que for chegando ou saindo da praia (sacos, folhetos, etc.) até as 16h00

11h00 – Aula de Ginástica pelo Ginásio Central Fitness Health Club

14H00 – Médicos chegam ao local para dar apoio à iniciativa15H30 – Passagem de modelos – Mafalda Leitão e Loja Paty

17H00 – Cerimónia comemorativa do Dia Mundial das Hepatites, em que usam da palavra o Sr. Vereador da CMA, Dr. Ricardo Baptista Leite, a Presidente da SOS Hepatites, Emília Rodrigues e o presidente do Conselho Científico da SOS Hepatites, Prof. Dr. Rui Tato Marinho

Fígado Gordo, cirrose e cancro

Como se sabe, o fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e tem a seu cargo inúmeras funções, principalmente na digestão e regulação da coagulação. Fígado gordo significa que existe acumulação de gordura nas células do fígado. Esta patologia é muito frequente no nosso país, afetando cerca de 15% de pessoas adultas (cerca de um milhão e mil, duzentos mil pessoas).Muitos destes doentes, cerca de 300 mil, podem estar já numa fase mais adiantada da patologia, podendo progredir para cirrose hepática, que se caracteriza pela morte das células do fígado e pelo aparecimento de varizes. Esta é uma doença grave, pois o fígado fica com muitos nódulos e as suas diferentes funções ficam comprometidas.Os dados referem que morrem anualmente cerca de duas mil pessoas com cirrose hepática, no nosso país e, se não for feito o rastreio e o tratamento devido, a cirrose hepática pode evoluir para cancro do fígado.

Sobre a SOS Hepatites

A SOS Hepatites é uma associação não-governamental e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a divulgação e a consciencialização da população em geral e dos profissionais da área da saúde para o problema das Hepatites Virais, os seus riscos, formas de contágio, tratamento e prevenção.

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não