Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » APIC celebra 40 anos da primeira angioplastia coronária no mundo
Imagem da Noticia

APIC celebra 40 anos da primeira angioplastia coronária no mundo

no dia 08 de Novembro de 2017

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai prestar homenagem ao médico Ricardo Seabra Gomes, responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal, no âmbito da sua Reunião Anual, que se realiza entre os dias 16 a 18 de novembro, em Troia.

“Este ano a cardiologia de intervenção está a assinalar, em todo o mundo, os 40 anos da primeira angioplastia coronária, realizada em 1977 pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique. Em Portugal, o médico pioneiro foi Ricardo Seabra Gomes que, em 1986, fez a primeira angioplastia, o que pode ser considerado como uma verdadeira revolução na medicina”, explica João Brum Silveira, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

A Reunião Anual da APIC vai centrar-se nos novos desafios técnicos e científicos da cardiologia de intervenção, mas também nas questões socioprofissionais que a comunidade enfrenta.

“Temos uma profissão de desgaste rápido, com algumas insuficiências no seu reconhecimento e que merece mais atenção da nossa parte e de quem nos tutela. Cabe-nos também a nós, enquanto Associação, ajudar a identificar o problema e a fazer chegar a quem de direito a necessidade de encontrar soluções que o possam minorar ou uma forma de compensar os profissionais envolvidos”, afirma António Fiarresga, presidente da Reunião Anual da APIC 2017.

O programa da Reunião Anual da APIC inclui ainda um curso dirigido a internos e especialistas de medicina geral e familiar, sobre o antes e depois do doente cardíaco intervencionado. Inscrições gratuitas: http://www.spc.pt/spcmeetings/

Uma angioplastia é um procedimento médico que tem com o objetivo melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e veias do corpo humano. Este procedimento pode estar indicado quando placas de colesterol obstruem, parcial ou totalmente, os vasos sanguíneos comprometendo o seu fluxo.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Para mais informações consulte: www.apic.pt

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não