Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Prémio Arthur E. Martell Early Career Researcher 2017
Imagem da Noticia

Prémio Arthur E. Martell Early Career Researcher 2017

no dia 08 de Maio de 2018

O investigador do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, Paulo Martinho, foi o grande vencedor do prémio Arthur E. Martell Early Career Researcher 2017, atribuído pelo Journal of Coordination Chemistry ao melhor artigo científico do ano, com o artigo científico “Electrochemical studies and potential anticancer activity in ferrocene derivatives”. Na publicação, o investigador e colaboradores usam uma vasta combinação de técnicas para caracterizar a potencial atividade anticancerígena de uma família de compostos de ferroceno.

A investigação recorreu a métodos sintéticos e também a técnicas mais complexas, tais como a eletroquímica, química computacional, espectroscopia de Mössbauer e estudo de citotoxicidade. Os resultados alcançados demonstraram que alguns dos compostos identificados são citotóxicos, ou seja, são capazes de destruir outras células através da libertação de certas substâncias nocivas. Estes resultados são particularmente relevantes pois, os fármacos citotóxicos são um dos pilares do tratamento do cancro.

Paulo Martinho é Investigador do BioISI e do Centro de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Química e Bioquímica da mesma Faculdade. Este prémio vem reconhecer o importante contributo que o artigo representa para avanço das técnicas utilizadas atualmente e a investigação na área da Bioquímica, bem como para o Journal of Coordination Chemistry.

 

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não