Permitirá realizar mais 40 transplantes por ano.
no dia 23 de Setembro de 2005
O Instituto de Oncologia do Porto (IPO/Porto) inaugura hoje um novo Serviço de Transplantação de Medula óssea, que vai permitir realizar mais 40 transplantes por ano.
Em meados do próximo ano, o IPO/Porto deverá tornar-se assim, segundo fonte daquele hospital, na maior unidade do país do sector.
Pedro Pimentel, director do serviço de transplantação de medula óssea do Instituto Português de Oncologia, disse à Lusa que as novas instalações deverão contar, até Junho do próximo ano, com um total de 18 camas, divididas em duas alas.
"Com este novo serviço, prevemos que a produtividade aumente dos 80 transplantes realizados actualmente, para cerca de 120 por ano", afirmou o médico.
O novo serviço, que implicou um investimento de 1,5 milhões de euros, entrou em funcionamento no início deste mês.
Pedro Pimental referiu que o novo serviço dispõe de quartos mais espaçosos, com melhor capacidade de filtração de ar, melhor estabilidade térmica e quartos de banho privativos, "elementos essenciais para os doentes, que chegam a passar três semanas internados".
Acrescentou também que o aumento da capacidade deste serviço vai permitir a readmissão de doentes transplantados, aos quais surjam complicações e que, até à data, tinham que ser internados noutros locais.
O novo serviço funciona no 11º piso do IPO/Porto e, segundo Pedro Pimentel, passará a ser a maior unidade de transplantação de medula óssea do país e uma das maiores da Europa assim que estiver todo instalado.
Fonte:Lusa
[Fim de Notícia]