Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação:Motor de busca | Saltar para o conteúdo

Portal do Cidadão com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes Delegação S.Miguel

Navegação

Em conformidade com a Acessibilidade Web:

Símbolo de
Acessibilidade à Web Acessibilidade Certificada Validação W3C WAI-AAA Validação W3C CSS Validação W3C XHTML

Notícia + - Imprimir

Inicio » Notícias » Poder escrever para quem não vê nada
Imagem da Noticia

Poder escrever para quem não vê nada

no dia 31 de Dezembro de 1970
Investigadores desenvolveram um serviço que proporcionará a qualquer pessoa corresponder-se com um invisual, através da Internet, mesmo sem conhecer a prática de Braille. Com o objectivo de facilitar a disponibilização de informação em Braille e a troca de correspondência com pessoas cegas, o CANTIC (Centro de Acessibilidade às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) de Vila Real criou o MECBraille Marco Electrónico de Correio Braille.
O MECBraille é um serviço electrónico gratuito que permite a conversão e envio de textos em Braille. Após a sua introdução no site os textos são convertidos e impressos em Braille através de meios informáticos, sendo posteriormente enviado pelos CTT via Cecograma, sem quaisquer custos para o remetente. Apoiado pelo Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), do Ministério da Ciência e Tecnologia, o MECBraille entrará em funcionamento a partir de Março, em fase experimental, apenas para o território português, e beneficia de isenção do selo postal.
Com sede na Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro, o CANIC de Vila Real é um Centro de Acessibilidade às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para portadores de deficiências físicas, dedicado à promoção da acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação e à pesquisa, avaliação e divulgação de soluções técnicas.
Este projecto conta com os apoios do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do financiamento do serviço Cooperativo de extensão de Trás-os-Montes e Alto Douro, e do Ministério da Educação, via Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e do Centro na área Educativa de Vila Real, que se compremete com o destacamento de uma professora especializada em necessidades educativas especiais.

EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Mais Eventos

INQUÉRITO

Março é o mês da Saúde dos Pés. Já consultou um Podologista?

  • Sim
  • Não