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Campanha publicitária alerta nas ruas para a anorexia

no dia 25 de Setembro de 2007
Uma campanha publicitária de moda com a fotografia de uma jovem excessivamente magra chegou segunda-feira às ruas italianas, num gesto de sensibilização para a anorexia, considerado "banal" e "exagerado" por especialistas da doença. Isabelle Caro, francesa, pesa apenas 31 quilos e é o rosto da campanha da marca Nolita, que acolheu a ideia original do fotógrafo Oliviero Toscani, conhecido pelos seus trabalhos chocantes para a Benetton. As fotografias, que aparecem em grandes cartazes publicitários nas ruas das principais cidades italianas e numa dupla página do diário La Reppublica, mostram a jovem completamente nua, de costas ou de frente, e com as palavras "Não-Anorexia". As imagens, que têm emocionado a opinião pública pela sua crueza e que levaram o estilista Giorgio Armani a considerar "justas e oportunas" tais campanhas publicitárias, são contestadas por especialistas. A presidente da Associação para o Estudo e Investigação sobre a Anorexia, Fabiola de Clercq, considerou "um exagero" mostrar o corpo da jovem "de uma maneira tão crua", acrescentando que as fotografias podem provocar em muitas raparigas doentes "uma espécie de inveja" em relação à magreza de Isabelle. Por sua vez, o presidente da Associação Italiana de Problemas da Alimentação e do Peso, Riccardo Dalle Grave, sustentou que as imagens tornam "banal um problema sério". Isabelle Caro decidiu posar nua "para que as pessoas saibam e vejam o que é realmente a anorexia", um distúrbio alimentar que, no seu caso, foi motivado por desavenças familiares. "Escondi-me durante muito tempo. Agora quero mostrar-me sem medo, ainda que o meu corpo cause repugnância. Os sofrimentos físicos e psicológicos que padeci podem servir de ajuda a quem caiu na situação da qual estou a tentar sair", afirma a jovem, em entrevista à revista de moda Vanity Fair, no seu próximo número a sair para as bancas. Luísa Bertoncello, administradora-delegada da Flash and Partner, grupo que detém a marca Nolita, confessou que ficou emocionada quando viu as imagens pela primeira vez, devido à sua "verdade", e entendeu que "era justo usar a publicidade como meio de sensibilização para os males da sociedade". A campanha publicitária, que coincide com a Semana da Moda Feminina de Milão, é apoiada pelo Ministério da Saúde italiano. Fonte:Lusa [Fim de Notícia]

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