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Tanatologia

no dia 06 de Outubro de 2011
O Outono chegou e com ele vem a época das gripes, com o desconforto que todos conhecemos e custos elevados para as famílias e para o erário público. Açém da vacina que se toma no início do Outono para a prevenção da gripe ou a medicação para o tratamento da mesma, a alimentação saudável também desempenha um papel importantíssimo na matéria, ou seja, existem alimentos que permitem prevenir e até ultrapassar mais rapidamente este problema de saúde. A gripe é uma doença contagiosa, que resulta da infecção pelo vírus influenza. Este afecta o tracto respiratório, como, por exemplo, o nariz, os seios nasais, a garganta, os pulmões e os ouvidos. Os alimentos saudáveis funcionam muito melhor do que certos suplementos para a prevenção da gripe. Tal acontece porque, através dos alimentos, conseguimos um suporte nutricional mais vasto. Ao ingerirmos, por exemplo, uma laranja é muito mais eficaz do que tomar só vitamina C, isto porque a laranja oferece um conjunto maior de nutrientes (magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e antioxidantes). Estudos indicam que a vitamina C é muito importante para o sistema imunitário, mas os mesmos, contudo, não defendem que tomada em quantidades excessivas possa impedir a contracção do vírus da gripe. Por outro lado, sabemos que ingerir alimentos ricos em vitamina C ajuda a tornar o nosso sistema imunitário mais forte. Sendo assim, é necessário comer frutas e legumes, pois ao consumirmos este tipo de alimentos estamos a oferecer ao nosso organismo vitaminas A e E que. em conjunto com a vitamina C, tornam o nosso sistema imunitário mais saudável. Durante todo o ano, principalmente na época do Outono e Inverno, devemos ingrir cinco doses de frutas e legumes por dia para que, assim, possamos obter as vitaminas de que o nosso sistema imunitário necessita para se tornar mais forte e preparado para fazer face à doença. Para além de optar pelo aumento da ingestão de frutas e legumes no seua dia-a-dia, deverá ter en atenção outros aspectos para evitar as doenças, como, por exemplo: lavar bem as suas mãos, descansar bem, dormir pelo menos 8h por dia, e fazer exercício físico. A investigação indica que quem pratica diariamente actividade física adoece com menos frequência. Fonte:Açoriano Oriental [Fim de Notícia]

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